Dia da Bandeira
- Giovani Candido
- 19 de nov. de 2015
- 1 min de leitura

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história no ano de 1889. A bandeira é o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.
A substituição da bandeira representa as mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, a identidade nacional.
Curiosidades:
- As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro: o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
- A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.
- A maior bandeira do Brasil hasteada fica na capital brasileira, na Praça dos Três Poderes. Ela tem 20 metros por 14,30 metros. O mastro em que ela fica hasteada possui 110 metros de altura. Quando ela fica velha, rasgada ou desbotada deve ser substituída por uma nova. A antiga é entregue a uma unidade militar para ser incinerada no Dia da Bandeira.
As bandeiras antigas do Brasil:

Comments